Fé COMO o grão de mostarda.

Se você chegou até aqui, é porque realmente está precisando entender mais sobre a fé.

Quero te animar, e te dizer que, eu também procurei sobre COMO deve ser nossa fé, diante de dias tão atribulados.

Leia até o final. Vai valer apena.

Primeiramente, quero lhe dizer que, “...a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17).

Talvez você pergunte: "- Como assim? Eu não ouço Deus falar comigo."

Uma das maneiras mais fáceis de ouvir Deus falar é fazendo a leitura da bíblia, aonde você pode começar pelo novo testamento, e reparar no comportamento de cada personagem, principalmente no de Jesus Cristo que, com simplicidade, sinceridade e ousadia, fazia sempre as vontades do Pai.

Lendo os quatro primeiros livros do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João), você com certeza irá entender em que posição você se encontra no Reino de Deus, com a convicção de que tens um chamado para a sua vida, da parte de Deus. "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai" (João 15:15). "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" (Mateus 28:19-20).

Agora sim, entendendo e tendo a certeza de quem você realmente é, e para quê veio ao mundo, poderá entender COMO deve ser sua fé.
Leia este versículo:

"Quando chegaram à multidão, aproximou-se de Jesus um homem que, ajoelhando-se diante dele, disse: Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epiléptico e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água.
Eu o trouxe aos teus discípulos, e não o puderam curar.
E Jesus, respondendo, disse: ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazeis-mo aqui.
Então Jesus repreendeu o demônio, o qual saiu do menino, que desde àquela hora ficou curado.
Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível." (Mateus 17:14-20).

Você pode entender agora porque eu sempre coloco o "COMO" em caixa alta? Vamos lá...

De maneira equivocada, muitos pregadores dizem que nossa fé deve ser do TAMANHO do grão de mostarda. Dizer que nossa fé deve ser apenas do TAMANHO do grão da mostarda, limita o crescimento de nossa fé e, seria dizer, também, que o próprio Mestre Jesus Cristo, se contradisse, ao dizer que seus discípulos tinham "pouca fé" ou, uma "fé pequena". A NVI (Nova Versão Internacional) traduziu de forma diferente este trecho bíblico, dizendo que nossa fé deve ser do TAMANHO do grão de mostarda. Contudo, ficaremos com as outras versões, no qual se baseia este estudo.

Mas por que nossa fé deve ser COMO e não do TAMANHO do grão de mostarda?
Leia este próximo versículo:

"É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;
Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra." (Marcos 4:31-32)

Neste versículo, Jesus compara o Reino dos Céus com o grão da mostarda.
Você viu COMO é o grão da mostarda?

Não elimino a condição de, um dia nossa fé ser do TAMANHO do grão da mostarda, que pode ser COMO está a sua fé hoje. Mas ela pode ser aumentada.

Mas por que Jesus repreendeu seus discípulos pelo TAMANHO da fé deles?

Porque pelo tempo de caminhada que eles já tinham com o Messias, e com toda experiência que já tinham vivido junto d'Ele, a fé deles já deveria ter aumentado.

Quero lhe fazer entender agora, cada processo do crescimento de fé, para que, tendo a fé COMO o grão da mostarda, nada lhe seja impossível. Veja:

1 - No versículo 31 de Marcos, Jesus diz que o grão da mostarda é "a menor de todas as sementes que há na terra". O que nos leva a crer que, você deve ser humilde e, considerar à todos melhor que a si mesmo. "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz." (Filipenses 2:7-8).
     Essa fé pequena, do TAMANHO do grão da mostarda, é como é, ao iniciarmos no evangelho de Cristo. Ainda não entendemos muitas coisas. Não vimos os milagres de Deus operando em nosso favor. Não tivemos experiências com Deus, nem mesmo um encontro com Ele.

2 - Após semear essa humildade (o pequeno grão da mostarda), começando de dentro para fora, inicia-se o processo do aumento de sua fé, aonde o próprio Deus se agradará de ti, e o exaltará. Deus é quem dá o crescimento. Você crescerá e será a maior de todas as hortaliças. "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;" (Filipenses 2:9).
      Esvaziando-se de si mesmo, se humilhando e tendo um coração de servidor, Deus lhe tornará um destaque em seu meio de convívio, assim como é o pé de mostarda no meio das hortaliças que, naquele tempo, chegava a até 4 metros de altura.

3 - Lembre-se que o pé de mostarda tem seus ramos e, quanto maior, mais passarinhos vêm se aninhar. Os ramos representam a unção que haverá sobre sua vida, aonde, os aflitos, os oprimidos, os abatidos, os cativos, virão até você e terão o prazer de sempre querer ficar ao seu lado, pois sua sombra serás refrigério para muitos.

Então, a bíblia diz que, sem fé é impossível agradar a Deus, mas que com a fé COMO o grão de mostarda, nada lhes seria impossível.

O grão de mostarda não faz força para crescer, mas obedece ao tempo de seu crescimento, pois assim como disse, "...Deus é quem fazia crescer." (1 Coríntios 3:6). Hoje é grão, amanhã é broto, depois é um enorme pé de mostarda.

Você ainda está se perguntando: "- Mas como posso acreditar no milagre que preciso se não vejo nada?"

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:1-3)

Se o universo foi feito do que não era aparente, é porque não era visível antes de existir.
Digamos que você estivesse ao lado de Deus quando Ele decidiu criar o universo, e Ele disse à você: "- Que tal criar alguns planetas, estrelas, astros, luas, separá-los em galáxias, criar um sol blá, blá, blá?" Você conseguiria acreditar que isso seria possível? Claro que não! Porque isso depende só d'Ele. Nosso papel é apenas confiar, acreditar como filhos, ter fé para agradá-lo.

Imagine agora esta cena tão comum. Se você tiver filhos conseguirá entender melhor.
Você está no seu trabalho, lutando para que o pão de cada dia possa ser colocado à mesa e, seu filho pequeno em casa, brincando, bagunçando, não sabendo nem um pouco do sacrifício que os pais fazem para levar este pão à mesa. De repente este filho resolve ligar pra você e lhe diz que te ama, que está com saudades de você, e pede que você venha embora logo. Você fica tão feliz de ouvir aquela declaração, que promete para o filho de levar um presente para ele. Então o filho, apenas por ter "ouvido" (pois a fé vem pelo ouvir), esquece o telefone, e já sai dando saltos de alegria pela casa. Mas ele ainda nem recebeu, como pode já sair assim festejando como se já tivesse ganho? Simplesmente porque ele confia no seu pai. A criança já consegue praticar Hebreus 11:1 desde cedo.

Posso dizer então que, a fé é crer no que não existe, como se já fosse.

Reconheça, em oração, a paternidade de Deus sobre a sua vida.

Assim é o Pai Celestial que, trabalha incansavelmente 24 horas, e espera de você um reconhecimento por tudo o que Ele é pra você. Diga palavras de amor à Ele.
Assim é o filho que tem fé COMO o grão da mostarda, que sabe esperar no Pai, o seu milagre acontecer, porque Ele já fez a promessa.

O grão da mostarda se desenvolve e cumpre o propósito para que veio. Que você também seja assim. Que se cumpra em sua vida, o propósito para que Deus te chamou, sendo bálsamo na vida dos feridos, refrigério na vida dos aflitos e salvação na vida dos perdidos.

Agora, para finalizar, quero lhe dizer algo muito interessante, no mundo secular.

O grão da mostarda só pode ser comercializado se não houver mistura em sua genética. Ou seja. Todo grão de mostarda que você vê, é puro, genuíno.

Assim deve ser sua fé, genuína. Por isso a importância da leitura bíblica, para que conceitos errados do mundo não entrem em seu coração, e distorça a verdadeira Palavra de Deus dentro do seu coração.

Jesus é maravilhoso. Lhe proporcionou hoje entender o que Ele espera de você.

Agradeça-o, e cresça em fé!

Graça e paz!

(trechos bíblicos extraídos do site www.bibliaonline.com.br)


Márcio Patrocinio
12 do Pastor Edalvio Jandre (Teco)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTIDADE NO CASAMENTO: VIVENDO EM HONRA E CONTROLE SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

AMAR ATÉ O FIM

O MUNDO JAZ NO MALIGNO: COMO CAMINHAR EM LIBERDADE E ESPERANÇA