COMO CONSEGUIR O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO?


"Produzi, então, frutos que demonstrem arrependimento. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo”. (Lucas 3:8-9)

João Batista disse isso pois estava corrigindo um povo que precisava se arrepender de seus pecados e, se importava verdadeiramente com as pessoas, de tal forma que, suas palavras pareciam duras, mas era uma forte expressão de amor e preocupação.

O verdadeiro profeta aponta para Cristo, como sendo a direção que seus discípulos devem seguir. Assim João fez. Ao apontar para Jesus, dizendo ser Ele o Cristo, os discípulos de João o deixaram e passaram a seguir o Messias, e estes se tornaram apóstolos.

Breve estão os dias em que o Messias retornará para buscar a Sua igreja e, por este motivo é que João diz que, o machado já está posicionado, pronto para cortar a árvore que não dá frutos.

Porém os frutos que João diz, não são pessoas, mas sim frutos que o levam ao arrependimento.

Os frutos são: Bondade, honestidade, gratidão e humildade.

Podemos chamar de "Detox do Arrependimento", pois é a união de todos que nos fortalecerá e fará com que geremos o arrependimento genuíno.

Repare aonde estão os frutos, naquilo que João orienta:

"E as multidões lhe rogavam: “O que devemos fazer então?” Diante do que João as exortava: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem possui o que comer, da mesma maneira reparta”. Chegaram inclusive alguns publicanos para ser batizados. E indagavam: “Mestre, como devemos proceder?” E João lhes respondeu: “Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito”. Então um grupo de soldados lhe inquiriu: “E quanto a nós, o que devemos fazer?” E ele os orientou: “A ninguém molesteis com extorsões, nem denuncieis falsamente. Contentai-vos com o vosso próprio salário”. (Lucas: 3:10-14)

Seja bom com todos. Seja honesto sempre. Pratique a gratidão e seja humilde.

Quem não tem ou não quer praticar esses frutos, o máximo que consegue é sentir remorso e, logo cai no mesmo erro.

Já quem tem interesse em se arrepender de seus erros, deve colocar em pratica essas atitudes: bondade, honestidade, gratidão e humildade.

Lance as sementes dos frutos para que colhas e se arrependa genuinamente.

Agora, assim como a vitamina nos dá força física para nossos afazeres diários, o "Detox do Arrependimento" lhe dará força e coragem para algo muito importante, que o libertará daquilo que mantém sua consciência pesada: a confissão de pecados. 

Seja qual for, confesse. Confesse primeiro à Deus, depois as pessoas diretamente atingidas.

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Provérbios: 28:13)

Neste versículo temos a junção de duas atitudes: confessar e deixar. Logo entende-se que, arrependimento é atitude e não sentimento. Porém, só se chega a essas duas atitudes aqueles que deixaram frutificar em si mesmos os frutos do arrependimento.

Seja como o profeta João Batista consigo mesmo. Confronte-se. Gere o arrependimento genuíno. Confesse seus pecados. SEJA LIVRE!!!

Márcio Patrocinio - 12 do Pastor Edalvio Jandre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTIDADE NO CASAMENTO: VIVENDO EM HONRA E CONTROLE SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

AMAR ATÉ O FIM

O MUNDO JAZ NO MALIGNO: COMO CAMINHAR EM LIBERDADE E ESPERANÇA