RAINHA DO CÉU: A CONSEQUÊNCIA DA IDOLATRIA

Jeremias 44:15-23

Então, todos os homens que sabiam que suas esposas queimavam incenso em atitude de culto a outros deuses, e todas as mulheres que estavam presentes, em grande número, e todo o povo que habitava no Egito, e na região de Patros, responderam a Jeremias:

“- Nós não daremos atenção à mensagem que nos pregaste em nome do Senhor! Pelo contrário, com certeza faremos tudo o que desejamos fazer: queimaremos incenso à Rainha do Céu e ofereceremos libações, ou seja, derramaremos ofertas de bebidas em homenagem a ela, tal como fazíamos, nós e nossos líderes, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém. Naqueles tempos vivíamos com fartura de alimento, éramos prósperos e nada sofríamos. No entanto, desde que paramos de queimar incenso à Rainha do Céu e de oferecer libações a ela, nada temos recebido e muitos de nós morrem todos os dias nas batalhas ou por falta de comida!"

E as mulheres apoiaram seus maridos, exclamando:

“- Quando queimávamos incenso em culto à Rainha do Céu e derramávamos ofertas de bebidas em seu nome, será que era sem o consentimento de nossos maridos que fazíamos bolos na forma da imagem dela e lhe oferecíamos nossas libações?”

Então Jeremias respondeu a todo o povo, tanto aos homens como às mulheres que lhe estavam questionando:

“- E quanto ao Senhor? Será que Ele não se recordou e não lhe ocorreu à mente o incenso que queimastes nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e vossos antepassados, vossos reis e vossos príncipes, como também o povo da terra? O SENHOR não podia suportar por mais tempo a malignidade das vossas atitudes, as abominações que cometestes. Por essa razão, a vossa terra ficou desolada, arruinada, completamente destruída, amaldiçoada e deserta, como facilmente se pode observar em nossos dias. Ora, porquanto queimastes incenso e pecastes contra o Senhor, não obedecendo à Sua voz, nem caminhando segundo a sua Lei, nos seus estatutos e nos seus testemunhos; por esse motivo vos sobreveio esta calamidade, como se pode perceber neste dia.”

Estudo:

A grave adoração à outros deuses ou a qualquer outra coisa que venha se tornar a primícia de nosso coração, que não seja Cristo, nos trás ruína, fracasso, destruição, morte, maldições e desgraça.

À quem recorremos quando estamos aflitos?

Um parente, um amigo, deuses... Dependendo do tipo da aflição, procuramos por meios ilícitos para tentar resolver um problema à nossa maneira.

Quando a aflição se trata de um vazio na alma, nos entregamos à qualquer coisa que possa, aparentemente, satisfazer nossas vontades.

Mas por quê buscar no exterior, se é em nosso interior que habita o Espírito do Senhor, pronto a nos ouvir e nos dar atenção?

1 Coríntios 3:16
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós?

Mas assim nos orienta Deus:

Jeremias 29:11-14
"- Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito!’, declara o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor. Então me invocareis e chegareis a mim para orar, e Eu vos darei toda a atenção. Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo coração. Eu me deixarei ser encontrado por vós’, assevera o SENHOR, ‘e os conduzirei de volta do cativeiro, restaurando a vossa sorte."

Temos um Pai que nos protege e nos concede tudo o que precisamos, nos momentos certos, à Sua maneira. N'Ele podemos encontrar a segurança e a paz que precisamos para não mais vivermos aflitos, e este é o pedido que Ele nos faz:

Jeremias 33:3
"Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece."

Apenas creiamos, e falemos com o Pai hoje e sempre.

Márcio Patrocinio - 12 do Pr. Teco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTIDADE NO CASAMENTO: VIVENDO EM HONRA E CONTROLE SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

AMAR ATÉ O FIM

O MUNDO JAZ NO MALIGNO: COMO CAMINHAR EM LIBERDADE E ESPERANÇA